Na manhã desta segunda-feira (11), foi realizada, na quadra da escola municipal, Amatuzzi de Pinho a formatura dos alunos do PROERD 2017. Ao todo, 420 alunos concluíram a formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Promovido pela Polícia Militar em parceria com a prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da Secretaria de Educação.
A cerimônia contou com a participação de autoridades e familiares dos formandos. Durante a solenidade os alunos receberam os certificados e medalhas e foram prestadas homenagens às diretoras e professoras das unidades de ensino que contribuíram com a realização do curso. A soldado Juliana Trindade ministrou o curso durante aproximadamente quatro meses, sob a supervisão do comandante Tenente Morais.
O Prefeito de Pontal do Paraná, Marcos Fioravante (Casquinha), enfatizou o benefício do PROERD na formação dos estudantes. “Essas crianças representam o futuro de Pontal do Paraná e o programa traz importantes princípios e conceitos para a formação delas. Um importante trabalho social realizado pela polícia militar em parceria com a prefeitura”, destacou.
Para a secretária de Educação, Cleonice Silva do Nascimento.
“Este é um momento importante para o desenvolvimento da cidadania de nossas crianças. Eventos como o PROERD, devem receber total atenção por parte do município”, salientou Cleonice.
A soldado Juliana Trindade, destacou a importância da parceria entre Policia Militar e o município. “ Acredito que está integração, traz benefícios futuros para o município, com uma geração mais consciente dos seus deveres e obrigações", observou Juliana.
Participaram da cerimônia o secretário de Esporte, Fábio Ribas, secretário de Desenvolvimento, Ezequiel Tavares, secretário de Habitação, Sandro Matias, secretário de Cidadania, João Edson Rita e o secretário de Meio Ambiente, Udo Leto Lino.
O PROERD tem o objetivo de prevenir o uso indevido de drogas entre as crianças e jovens, melhorar o relacionamento entre os alunos e orientar sobre como ajudar os demais. Ele tem como base o Projeto americano Drug abuse Resistance Education, implantado em 1983 e que até hoje inspirou mais de 40 países.
Pesquisas em todo o mundo comprovam a eficiência do PROERD, que é sempre atualizado e adequado à realidade de cada região. No Paraná, mais de um milhão e 300 mil alunos já participaram.
Jornalista: Sandro Martins
MTB: 0010208
Fotos: Acácio Murilo