A prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da secretaria de Desenvolvimento e do departamento de Cultura participou no mês de agosto da 13ª edição do Encontro de Corais da Terceira Idade que foi realizado no Espaço Cultural da Urca no município de Poços de Caldas em Minas Gerais.
O grupo comandado pela maestrina Lígia Men Silvaque representou Pontal do Paraná com trinta e seis componentes que se reúnem na Casa da Cultura no balneário Primavera todas as segundas-feiras no período da tarde, o coral já comemorou seus quinze anos de existência sendo uma referência no Estado do Paraná.
De acordo com o prefeito Marcos Fioravante (Casquinha), investir em cultura é promover mais qualidade de vida para todas as pessoas.
“O coral da terceira idade é muito lindo, cantam com uma maestria e representam nosso município muito bem, a melhor idade é essa quando as pessoas podem se divertir e viver uma cultura tão benéfica como a música e nossa terceira idade está de parabéns por cantarem tão bem”, disse o prefeito.
Ao todo 16 corais participam do encontro. Os integrantes se revezaram em apresentações que aconteceram diariamente na área central, como na entrada do Banco do Brasil na Rua Assis Figueiredo, no cruzamento da Assis com a Prefeito Chagas, além de entidades como APAE e Asilo São Vicente de Paulo – Damas de Caridade.
Benefícios
Não é segredo que a música possui forte estímulo sensorial e emocional capaz de trazer benefícios para a saúde. Por isso, ela é utilizada por especialistas como terapia para amenizar quadros associados ao stress, falta de concentração, ansiedade e depressão. Sintomas apresentados, muitas vezes, por pessoas da terceira idade.
A maioria dos idosos têm uma rotina solitária, devido à ausência de familiares, pois muitos são viúvos e seus filhos possuem uma vida independente, além da aposentaria que propicia um tempo de ócio que nem sempre existiu, logo, pode haver uma presença de anseio por preencher este tempo.