Credito: Kauh Prieto
Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (13) entre o secretário de Esportes, João Carlos Marcon e o coordenador dos Jogos da Aventura e Natureza e do escritório regional do litoral, Marcos Aurélio Schemberger, o “Padre”, foi definido detalhes para a realização da rota de cicloturismo “Pedala Paraná” em Pontal do Paraná.
Essa é a segunda reunião entre a secretaria de Esportes e a coordenação da Paraná Esportes realizada desde o início da nova gestão. De acordo com o secretário Carlos Marcon, esse será o primeiro evento esportivo no município em 2021.
“Vamos juntamente com o Governo do Estado, promover esse evento de cicloturismo que é uma tendência mundial, especialmente na Europa, que será realizado no dia 31 de janeiro. Lembrando que não é uma competição e sim um evento ligado ao esporte e turismo de contemplação, divulgando as belezas naturais, praticando atividade física e protegendo o meio ambiente”, completou.
Segundo o prefeito Rudão Gimenes, Pontal do Paraná oferece diversos atrativos turísticos além da praia, que é o foco dos turistas, especialmente na temporada de verão.
“Temos que pensar em estratégias e ações para promover o turismo ecológico e de contemplação, esse tipo de evento fomenta o comércio, os hotéis e restaurantes ficam movimentados, e os comerciantes conseguem lucrar e oferecer serviços de qualidade. Esse será o primeiro de muitos eventos ligados a ecologia e o turismo que iremos realizar, e contamos com a parceria do Governo do Estado que nos tem dado total apoio e suporte”, afirmou Rudão Gimenes.
Essa é a terceira rota de cicloturismo que será realizada nos municípios do litoral. A primeira prova será no dia 17 em Guaratuba, no dia 24 em Matinhos e dia 31 em Pontal do Paraná. O passeio ciclístico terá sua largada no Guaraguaçu seguindo pela trilha até o Sambaqui, são 22 km de rota onde está prevista a participação de aproximadamente duzentos e cinquenta atletas.
O coordenador dos Jogos da Aventura e Natureza e do escritório regional do litoral, Marcos Aurélio Schemberger, o “Padre”, destacou ainda que essas são as primeiras rotas dessa modalidade esportiva, e o litoral foi escolhido para ser darda a largada nos eventos.
“Essas rotas são as três primeiras dentro de um programa da Paraná Esportes, onde serão abertas vinte rotas de cicloturismo no total, e pensando em fomentar o turismo local determinamos as primeiras provas no litoral. Estamos prevendo um evento muito positivo”, finalizou.
Para garantir que sejam cumpridas as normas de prevenção ao COVID-19 a organização determina a utilização de máscara, álcool gel, e ainda contará com apoio de acadêmicos de educação física, enfermagem, da área da cultura e do turismo, além do que, como o evento não é competitivo o distanciamento na prova acaba sendo natural.