A Prefeitura de Pontal do Paraná recebeu, na tarde desta terça-feira (19) o primeiro lote com 259 doses da vacina Sars-Cov-2 contra a covid-19, enviado pelo governo do Estado do Paraná.
As vacinas chegaram de helicóptero e foram recebidas pelo prefeito Rudão Gimenes (MDB) e pela secretária municipal de Saúde, Carmen Moura, as primeiras pessoas vacinadas foram os profissionais de saúde da área de imunização e os que estão no atendimento direto a comunidade.
A enfermeira Elza Nascimento foi a primeira pessoa a tomar a vacina em Pontal do Paraná, nativa da cidade, na época pertencente a Paranaguá, nasceu em 07 de março de 1960, em Pontal do Sul. Atua há 23 anos na área da saúde em Pontal do Paraná. Nesse período trabalhou nas UBS's de Ipanema, Pontal do Sul e Praia de Leste. É enfermeira do PA 24 horas de Shangri-lá, hoje está realocada na UBS Jardim Canadá devido à pandemia.
"Essa vacina veio trazendo esperança para nós funcionários que estamos na linha de frente, recebi a vacina como vacinadora, para poder vacinar outras pessoas que vão precisar do nosso serviço. Moro aqui desde que nasci e me senti muito honrada de ser escolhida como a primeira pessoa a receber a vacina, agora vamos trabalhar para continuar ajudando nossa comunidade”, disse a enfermeira.
O prefeito Rudão Gimenes falou sobre o início da imunização e a importância em continuar mantendo as medidas de prevenção e o distanciamento social.
"A imunização é extremamente importante, é uma esperança para todos nós, e já no primeiro dia conseguimos imunizar setenta e um trabalhadores dos serviços de saúde, e o trabalho continua. Mas precisamos continuar nos protegendo, continuar com as medidas que estamos tomando, para que em breve, num futuro próximo, consigamos retornar para as nossas rotinas normalmente”, completou o prefeito Rudão Gimenes.
A secretária de Saúde, Carmen Moura, explicou que Pontal do Paraná recebeu 259 doses que estão sendo distribuídas conforme os grupos prioritários definidos pela secretaria de Saúde do Estado.
“Ontem foi um dia muito importante para o município. Vamos vacinar os trabalhadores que estão nas unidades de pronto atendimento e na sequência vacinaremos os das demais unidade de saúde, e considerando que o quantitativo de doses é insuficiente para todos, vamos priorizar os que estão no atendimento direto a população e aguardar a segunda etapa”, finalizou a secretária.