Credito: Kauh Prieto
O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes (MDB), recebeu o comandante do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Jonas Emmanuel Benghi, o primeiro-tenente e comandante do Corpo de Bombeiros de Pontal do Paraná, Thyago Gianbelardino e a oficial responsável pela Defesa Civil no litoral, tenente Virgínia Maria Zambrim Turra.
Diversos assuntos foram abordados na reunião, entre eles o apoio da defesa civil em eventos da natureza, como as recentes chuvas em Pontal do Paraná, e também o fortalecimento do projeto Guarda-vidas Civil no litoral.
O tenente-coronel Jonas Emmanuel Benghi, reafirmou o compromisso do Corpo de Bombeiros com a nova administração e apresentou a área de atuação da defesa civil no município.
“Estamos aqui para reafirmar o nosso apoio a nova gestão, já tivemos a visita de assessores da prefeitura para saber como estavam as condições do nosso prédio oferecendo todo suporte, e com certeza a ajuda será bem vinda para nosso efetivo, toda a equipe da defesa civil está a disposição nas situações naturais, como as recentes chuvas, onde tivemos algumas ações isoladas, trabalhamos buscando sempre a redução de riscos e de desastres”, afirmou o tenente-coronel.
O prefeito Rudão Gimenes disse que é um incentivador do projeto de guarda-vidas civis por gerar renda para a comunidade local, contemplando os moradores nativos, pescadores e surfistas que conhecem bem a região onde moram.
“Para nós é uma honra receber o tenente-coronel Jonas para essa conversa, temos muito a agradecer a esses soldados que zelam pelas vidas em nossa cidade, o apoio dos militares e da população, junto com a defesa civil também fazem a diferença. Falando do projeto de guarda-vidas civis, com certeza queremos ser um diferencial no litoral, é muito claro que os moradores locais tem maior domínio da área em que irão trabalhar, por isso é tão importante, estaremos sempre à disposição”, completou o prefeito Rudão Gimenes.
O projeto Guarda-vidas Civil ganhou força com o decreto estadual 6404 que prevê a atividade em apoio ao Corpo de Bombeiros, uma atividade voluntária, mas garantida pelo decreto. “São profissionais muito importantes para nossa comunidade, tanto na pré como na pós temporada, quando temos finais de semana e feriados com sol onde muitos banhistas estão na água, e saber que o Comando Geral vai dobrar o efetivo de civis, é gratificante para todos nós”, finalizou o prefeito.