O Provopar (Programa do Voluntário Paranaense), de Pontal do Paraná, durante muitos anos foi uma referência no trabalho desenvolvido junto as pessoas em situação de vulnerabilidade, na capacitação profissional e geração de renda, e sempre contou com um grande envolvimento da população em geral.
Mas infelizmente no início do ano foi encontrado pela nova gestão sem manutenção e com problemas estruturais. A estrutura do prédio está comprometida, com diversos problemas como, infiltrações e rachaduras, além dos programas que eram oferecidos terem sido cancelados.
Nas salas onde eram realizados os cursos de corte e costura, as máquinas que existiam estão sem manutenção e algumas em péssimo estado, sem condições de uso ou conserto.
Um dos projetos mais conhecidos, o Curtume de Couro de Peixe, perdeu força e diante a pandemia as atividades tinham sido encerradas, mas depois do mutirão e com o incentivo da nova gestão, também participaram do mutirão, e coordenados pela professora Katia Kalkosem, em breve voltarão as atividades.
O prefeito Rudão Gimenes destacou a situação precária do imóvel e das instalações em geral. “Um verdadeiro absurdo deixar chegar no ponto que encontramos o prédio, um lugar com tantos projetos na cidade, que ajudou tantas famílias sendo tratado dessa forma, vamos estruturar novamente e voltar com os projetos a todo vapor”, disse o prefeito Rudão Gimenes.
MUTIRÃO DE LIMPEZA
No sábado passado (23) no período da manhã, foi realizado o mutirão para limpeza do Provopar, em Praia de Leste, reunindo servidores e amigos que de forma voluntária se uniram em prol da manutenção e limpeza do local. Logo após o mutirão foi servido um almoço, um “baião de dois”, preparado sob a orientação da Francisca Kaminski, prato típico da sua terra natal, o Piauí.
Francisca Kaminski, em nome de toda equipe Provopar, relatou a satisfação com o resultado do mutirão e falou também sobre os próximos passos que a instituição vai tomar para ajudar a população que sofreu com as fortes chuvas.
“Estamos muito felizes com o resultado do nosso mutirão, fiz o convite, o pessoal veio, ajudou, colaborou, nossa equipe é muito dedicada e agora está tudo limpo por aqui. Nós cumprimos com a nossa meta de organizar o Provopar, e ainda temos pela frente essa questão da ajuda aos atingidos pelas chuvas, preparamos tudo aqui, recebemos as doações de roupas e estamos com bastante peças, estamos avaliando as estratégias e montando os kits para distribuição”, finalizou Francisca.