Credito: Kauhe Prieto
A prefeitura de Pontal do Paraná, recebeu na tarde desta terça-feira (26), a autorização ambiental do IAT (Instituto Água e Terra) que permite a limpeza e desassoreamento dos canais de drenagem do município.
Na semana passada o município sofreu com as fortes chuvas que causaram estragos em diversos balneários, resultado de um trabalho ineficiente na limpeza dos canais durante o ano passado.
O prefeito Rudão Gimenes explicou que os canais precisam ser limpos regularmente, e os processos de liberação ambiental devem ser prioridade na administração.
“Uma cidade que já sabe a época que vai chover tem que se precaver, tem que fazer a manutenção dos canais, temos que pensar nas pessoas que perderam seus bens com a água entrando pelas portas de suas casas, fizemos um trabalho emergencial e com poucas máquinas, mas conseguimos amenizar a situação, agora com a autorização ambiental teremos como fazer uma grande limpeza, e continuar a manutenção o ano todo, é um processo continuo que não pode parar”, disse o prefeito Rudão Gimenes.
O IAT tem por finalidade proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Jackson Bassfeld, a autorização ambiental é um ato administrativo onde o órgão ambiental competente autoriza a execução de obras e especificamente em Pontal do Paraná, será muito importante para resolver os problemas das enchentes.
“Estamos muito satisfeitos com essa autorização, porque chegamos aqui no começo do ano e nos deparamos com diversas solicitações anteriores que tiveram negativa do Instituto, mas nossa equipe conseguiu analisar os documentos, resolver os problemas e conseguimos a liberação em menos de um mês da nova gestão, para nós é uma grande vitória, e para a nossa comunidade que poderá ver esse resultado nas ruas de suas casas, uma ótima notícia”, destacou o secretário.
Com a autorização ambiental, nº 54719, que permite a limpeza e desassoreamento dos canais de drenagem do município, o próximo passo da administração é abrir um processo licitatório para a escolha da empresa que prestará o serviço, e posteriormente dar a ordem de serviço.
“Vamos abrir o processo licitatório o mais rápido possível para podermos ver qual a empresa que prestará esse importante serviço, e vamos fiscalizar com rigor para que o trabalho seja feito da maneira correta, em benefício da população de Pontal do Paraná. Quero agradecer o presidente do IAT, Everton Luiz da Costa, que não mediu esforços para nos ajudar nessa demanda, e ao secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, que está sempre a disposição de Pontal do Paraná.”, finalizou Rudão Gimenes.