A prefeitura de Pontal do Paraná através da Secretaria Municipal de Saúde incentiva a população sobre a doação de sangue. Com esta finalidade, a prefeitura criou a Campanha de doação de Sangue. Uma campanha solidária que visa colaborar ativamente com o Hemepar para aumentar o estoque de sangue na unidade que fica em Paranaguá.
Esta é a terceira campanha de doação de sangue que levou nesta quinta-feira (26) para o Hemepar 11 voluntários. A campanha acontece sempre na última semana de cada mês e a secretaria de saúde disponibiliza um link com uma triagem prévia, dando explicações sobre o procedimento da doação de sangue. Após a inscrição, o doador aguarda uma ligação da secretaria de saúde para comunicar o dia que o ônibus levará todos gratuitamente até o Hemepar.
No total, nestas três campanhas, Pontal do Paraná já levou 39 doadores voluntários. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Carmem Moura, o objetivo da campanha é colaborar com o Hemepar. “ Estamos num período de baixa significativa nas doações e é sempre bem importante que nós incentivemos a doação de sangue para aumentar os níveis de reserva para qualquer situação que precise e com a doação o Hemepar consegue equilibrar o nível”.
“Todo mês fazemos esta campanha e a adesão da população está sendo muito boa. No próximo mês e nos demais segue a campanha”, finalizou a secretária.
Para os doadores voluntários esta ação é de grande valia e também muito emocionante. “Doar sangue não é só um ato de amor. Doar sangue é também um ato de gratidão pela vida, pela saúde “, afirma Nádia Giacomini.
Ela ainda faz um apelo pra que mais pessoas possam doar “Um pequeno gesto que salva! Seja um doador você também! É simples, rápido e benéfico! Salve vidas!” Completou Nádia.
Aos 17 anos, o Gabriel Geremia Giacomini também decidiu ser um doador de sangue, porque para ele a partir de agora voltará a cada 60 dias para ser um doador contínuo. “Minha experiência foi muito tranquila, apesar do nervosismo, tinha dúvidas, mas toda a equipe, dede a recepção, triagem e coleta”.
Gabriel ressaltou que a sensação foi sensacional. “Sensação de dever cumprido e em 2 meses volto e estarei apto para nova coleta”.
Gabriel com 17 anos pode fazer a doação porque foi ao Hemepar acompanhado pela mãe, que foi como sua responsável.
A próxima campanha será no próximo mês de setembro e será comunicado pela Secretaria Municipal de Saúde para que os voluntários se inscrevam.