Na manhã desta quinta-feira foi inaugurado em Pontal do Paraná, no balneário de Shangrilá o Ambulatório de Saúde Mental do município. Mais uma ferramenta para auxiliar o cidadão que precisa deste atendimento priorizado.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito Rudão Gimenes, a vice-prefeita Patrícia Marcomini, a secretária municipal de saúde Carmem Moura, a secretária municipal de educação Adriana Ferreira, o secretário municipal de Obras Públicas Pedro Pompilio e o Secretário municipal de Admistração George Lima. Também presentes a presidente da Provopar Cida Gimenes, o diretor da 1ª Regional de Saúde Leovaldo Bonfim, a psicóloga Andrea Zimermann, responsável pelo Ambulatório Municipal. A equipe do ambulatório municipal e também a vereadora Eliete Rocha se fizeram presentes no evento, além do diretor do Cislipa André Costa e da coordenadora regional do SAMU Juliana Brener.
O ambulatório tem a finalidade de atender as pessoas que necessitam de diagnóstico e tratamento de transtornos mentais. O serviço conta com psicólogos e psiquiatras e o acesso ocorre por meio de agendamento nas Unidades de Saúde (UBS).
“Os cuidados com a saúde mental sempre foram muito preocupante, mas neste momento em que vivemos de pandemia, é essencial que uma pessoa receba atendimento mais que humanizado. Todos estão mais frágeis, doentes e necessitando de apoio. Este ambulatório vai ajudar muitas pessoas e nós estaremos aqui para o melhor atendimento ao cidadão. Relatou a psicóloga Andrea Zimermann.
A secretária de saúde Carmem Moura relatou a importância desta nova ferramenta para a saúde mental de Pontal do Paraná. “O ambulatório é mais um apoio ao atendimento que é iniciado na atenção primária. Queremos um atendimento que antes já era importante e agora na pandemia intensificou-se e precisamos tratar a saúde mental de todos que precisam. As pessoas adoecem e seus familiares também. Agradeço o nosso prefeito Rudão por batalhar junto com toda esta equipe”. Declarou.
A secretária parabenizou cada um da equipe, as coordenadoras, enfermeiras, médicos. Todos que fazem o atendimento de excelência na saúde básica.
A vereadora Eliete Rocha parabenizou também o prefeito e se diz muito satisfeita com mais este apoio do município e agradece também por ser servidora da área da saúde. Há muito tempo sabemos da necessidade de um atendimento mais amplo para a saúde mental. As pessoas que aqui entrarem, virão de um jeito e sairão de outro, aliviadas porque serão atendidas com carinho, com atendimento humanizado”.
O diretor da 1ª regional de saúde explicou que Pontal do Paraná dá um grande passo para a saúde mental. Disse inclusive que os próprios servidores também precisam de atendimentos. “Neste momento de pandemia, muitos servidores estão trabalhando incansavelmente, até sem férias e alguns se afetaram porque atendem familiares que perderam entes queridos. Escutam diariamente e confortam estas pessoas”. Enfatizou Bonfim.
Para a vice-prefeita, o ambulatório vai ajudar a todos. “Este ambulatório vai cuidar do próximo. Quando uma pessoa adoece, a família adoece, todos ficam doentes juntos. Aqui no ambulatório serão atendidos de forma diferente, com acolhimento”. Relatou Patricia Marcomini.
O prefeito Rudão Gimenes agradeceu toda a equipe do novo ambulatório e todos os profissionais da saúde. “Fizemos esta ampliação do atendimento para a saúde mental porque sei da necessidade de um atendimento diferenciado a todos. A saúde mental acaba com pessoas, famílias e a saúde mental é primordial”.
O ambulatório de saúde mental fica localizado na Rua: São Francisco, número 730, balneário Shangrilá.
Fotos: Cesar Ramires