• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • Paciente do Caps faz relato sobre câncer de mama após palestras

    Terça-feira, 26 de outubro de 2021

    Visualizada 224 vezes


    Nesta última segunda-feira (25) de outubro o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e sua equipe realizaram um encontro da Saúde da Mulher para falar sobre o Outubro Rosa.

    As palestras tiveram como pauta o câncer de mama. O enfermeiro Ezidio Oro Filho fez sua palestra sobre o tema e explicou sobre a doença. “O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais, formando tumores e que os principais   fatores que aumentam o risco do câncer de mama são :história familiar, mulheres na menopausa, alteração de mama, estilo de vida pouco saudável, completa dizendo sobre os sinais e sintomas do câncer como: inchaço, vermelhidão na mama, dor na mama entre outros. Oriento a todas presentes a procurarem unidade básica próxima de sua casa e agendar exames periodicamente”. Relatou Ezidio.

    O Psicólogo do Caps Marco Aurélio também fez sua explanação. Durante sua conversa, alertou que todas mulheres passam por emoções diferenciadas como medo, indignação, distúrbios com sua imagem corporal, ansiedade dentre outros. “Onde os familiares amigos devem mostrar se disponível, demonstrar carinho atenção onde é fundamental para a paciente. Devem ter calma, resiliência e evitar pensamentos negativos para que não piore o quadro, e se possível procurar tratamento psicólogo também que venha auxiliá-la”.

    Uma paciente do Caps, Graziele, ao final do encontro fez seu testemunho de vida. “Convivi mais de cinco anos com o câncer de mama, passei por várias crises. Me achava horrível, mas depois percebi que o mais importante é o interior, e que desistir de lutar jamais me derrubaria Renasci depois do câncer de mama e tenho a certeza que a vida é finita. Vivo intensamente a cada minuto junto do meu marido. e oriento a todas procuraram ajuda o mais rápido possível evitando agravos da doença”.

    Rafaela Takiguchi

     Outras Notícias