Aconteceu no último dia (21) no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed) a primeira etapa presencial da formação de robótica educacional para os professores do município.
Este curso se direcionou para um grupo de quinze professores que assumiram a disciplina de robótica educacional a partir de 2022, uma proposta de pensamento lógico matemático integrado a proposta pedagógica curricular da disciplina em sala de aula.
Nesta etapa do curso o professor formador levou placas de programação que integradas ao computador trouxeram a robótica para o cotidiano numa clara demonstração de que a tecnologia está mais presente no dia a dia do que se possa imaginar.
A Secretária municipal de Educação Adriana Ferreira explica que como materiais de cotidiano citam-se: massinha, papel e grafite e os professores conseguiram programar com essas placas e executar programas diretamente nos computadores. “Conforme a imagem, essa é a nova realidade apresentada para as escolas de Pontal do Paraná que receberão na nova matriz: xadrez, inglês, educação socioemocional e robótica educacional os professores estão sendo preparados para que o nosso aluno tenha acesso à educação de excelência que sonhamos. A robótica educacional será ofertada em todas as escolas do território municipal para os alunos de 3, 4 e 5 anos”. Explicou a secretária.
Rafaela Takiguchi