A atividade faz parte do projeto “Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável”, realizado pela prefeitura de Pontal e pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O projeto busca contribuir para a preservação ambiental com o reaproveitamento de produtos, antes descartáveis, gerando emprego e renda e aumentando a vida útil do aterro sanitário do município de Pontal.
Para colaborar com o projeto, além de destinar as cascas de cocos retiradas da areia, a Sanepar também distribuiu grandes recipientes (chamados de bombonas), ao longo da orla de Pontal para que os próprios consumidores da água de coco possam deixar a casca do fruto em local adequado. A prefeitura local faz a retirada das cascas dos cocos todos os dias e as direciona para a Universidade.
Segundo a Unespar, a casca de coco verde passará por processo específico, se transformando em composto orgânico para hortas e fibra de coco. A instituição explica que a fibra de coco pode ser utilizada como matéria prima para diversas finalidades como: vasos de fibra de coco, placas termoacústicas, mantas de contensão geotêxtil, tapetes, carvão de narguilé, briquetes, estofamento de assento de veículo. Também está sendo avaliada a possibilidade de produção de canecas a partir dessa fibra – elas substituiriam as de material plástico utilizado em escolas municipais de Pontal.
A intenção do projeto é produzir a fibra de coco e armazená-la que seja trabalhada durante o ano, buscando financiamento através de editais específicos para a aquisição dos equipamentos necessários para a produção dos produtos, pois cada tipo de produto precisa de um maquinário específico para a sua produção. Os produtos finais poderão ser vendidos em feiras municipais, no comércio local ou em empresas que tenham interesse nesses produtos.
Hoje, o projeto está aberto à comunidade carente do município de Pontal do Paraná e também aos alunos da Universidade Aberta Terceira Idade (Unati - Litoral), como atividade extracurricular. A Unespar conta atualmente com dois bolsistas, um técnico para a execução do processo e uma máquina de triturar coco. Parte do trabalho é realizada na Unidade de Beneficiamento da Casca de Coco Verde, que funciona no antigo refeitório da Techint, em Pontal do Sul.
NOTÍCIAS – VERÃO PARANÁ
THAYS POLETTO
FOTOS: SANEPAR
#pontaldoparana
#litoraldoparana
#praiamaislimpa