18 de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, em ação conjunta com o Conselho Tutelar, CREAS e os Jovens Aprendizes, visitou escolas, postos de saúde e o comércio local, conscientizando a todos sobre o tema, com o incentivo do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, que orienta a realização de ações que visem alertar toda a sociedade para o combate à pedofilia. Essa mobilização ocorrerá durante todo o mês de maio.
O abuso e Exploração Sexual, é crime! Se você conhece algum caso, denuncie pelo telefone 181.
Proteger nossas crianças e adolescentes é um dever de todos!
O Coordenador do CREAS de Pontal do Paraná, Geraldo Borges da Silva Junior, destacou a importância desta data e a luta contra o Abuso e a Exploração Sexual: “Nós trabalhamos com pessoas que sofreram todo tipo de violência, de qualquer idade. Os encaminhamentos chegam pelo Ministério Público, Poder Judiciário e dos Postos de Atendimento. É de suma importância a divulgação desses canais de denúncia e a população se conscientizar mais para coibirmos as violências. Todos nós precisamos estar em alerta”.
"E um tema difícil, pesado para muitos. Mas que precisa ser trazido a pauta. É necessário que a sociedade dê mais atenção ao combate à violência infantil, que pode ser sexual, física ou psicológica e, causam danos imensuráveis.
Buscando o comprometimento de todos, nesse "Maio Laranja", usamos o slogan: Eu defendo, eu protejo, eu faço bonito.
Todos juntos, vamos conseguir erradicar esse mal", disse o Secretário Municipal de Assistência Social, William Pereira.