O SAM (Serviço de Atendimento ao Munícipe), a Ouvidoria Municipal é um elo de comunicação entre os munícipes e a administração pública municipal. Recebe denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios, em seguida são encaminhadas ao setor responsável da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná, bem como ao prefeito e aos secretários.
Entre as tarefas do SAM, estão: assegurar os direitos do cidadão; responder com clareza a todas as informações solicitadas e orientar sobre como proceder para solucionar o problema, se não puder atender à solicitação.
A ouvidoria recebe as demandas, analisando-as, encaminhando-as para o setor responsável recomenda medidas possíveis para solução ou prevenção de um determinado problema. Depois de a mensagem ser examinada, a ouvidora responsável pelo atendimento tem 30 dias para comunicar o parecer ao manifestante, funcionando como um canal mais humano de interlocução com o público.
Trata-se do canal pelo qual as demandas dos Pontalenses chegarão ao conhecimento da Administração Municipal. Dessa forma, o Ouvidor não decide sobre o problema, mas o acompanhará até sua resolução, mantendo o cidadão informado.
O Ouvidor da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná, Paulo Cuduh, conta sobre o trabalho que está sendo desenvolvido nas escolas do município: “Tenho feito visitas para esclarecer em linguagem bem acessível o trabalho de um ouvidor junto aos alunos, pais e as equipes nas escolas do município. Ao mesmo tempo tenho conversado sobre o resgate da responsabilidade dos pais sobre a educação dos seus filhos, e sua participação e presença na escola. Afinal como nos lembra Paulo Freire, grande pensador sobre educação no Brasil: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção". Desta forma educar é um processo de construir boas pessoas e isso começa e termina na esfera familiar, com a assistência da escola”.
Quais são os tipos de atendimento prestados pela Ouvidoria?
DENÚNCIAS: Fatos graves contrários às leis municipais vigentes;
SOLICITAÇÕES: Pedidos de serviços e de atendimentos;
SUGESTÕES: Para serem adotadas em qualquer setor da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná.
RECLAMAÇÕES: Quando solicitações feitas anteriormente aos diversos setores da Prefeitura não forem atendidas.
E também ELOGIOS.
O Atendimento também pode ser feito:
- Pessoalmente, vindo até a ouvidoria.
- Por telefone/whatsapp (41) 99245 1928.
Por meio eletrônico, e-mail: ouvidoria@pontaldoparana.pr.gov.br
Em todos os modos o munícipe poderá exigir da Ouvidoria que sua identidade seja mantida em sigilo.
QUAL O ENDEREÇO DA OUVIDORIA?
Localizada na Rodovia PR-407, Km 19 215 - Praia de Leste – Pontal do Paraná - PR
Também através do site da Prefeitura:
https://pontaldoparana.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=10