Nessa semana (de 23 à 26/05/22), onze integrantes da Guarda Municipal de Pontal do Paraná, participam do Curso de Operador de Calibre 12. O curso está sendo realizado na Academia de Capacitação, Ensino e Formação da Guarda Civil Municipal de Paranaguá.
De acordo com os instrutores, o curso inclui aulas de legislação, técnicas de desembarque de viatura com a escopeta calibre 12, técnica de transição de armas, tiro com diversas munições, seja letal ou de baixa letalidade. O curso terá duração de quatro dias.
De acordo com o comandante Giovane do Rosário, todos os GCMs irão realizar este curso, sendo divididos em duas turmas, 11 guardas na primeira e 10 na segunda. “É uma capacitação importante, pois este armamento é de grosso calibre e, que geralmente, é utilizado com munições não letais (balas de borracha) para controle de distúrbios civis, bem como para o combate aos crimes mais complexos com munições letais. Temos muitos desafios, mas buscamos superá-los quando fazemos investimentos nos nossos servidores da segurança pública, valorizando-os e capacitando-os em nossos equipamentos para que possam realizar com segurança e eficácia o seu trabalho”.
A Secretária Municipal de Segurança Pública, Any Messina, ressaltou a importância desse tipo de treinamento para os Guardas Civis Municipais: “A habilitação tem o objetivo de permitir ao GCM a capacitação correta no uso de espingardas calibre 12, habilitando-o para os procedimentos de segurança, carregamento, descarregamento, disparo e conservação/limpeza do armamento.
Sabemos da necessidade de segurança em nosso município e junto com parcerias, como a Guarda municipal de Paranaguá, não medimos esforços para dar condições do profissional atuar melhor armado e com maior eficiência diante das responsabilidades de sua competência. A corporação estando capacitada e com conhecimento da aparelhagem, mantém a qualidade no trabalho e, consequentemente, no serviço oferecido ao cidadão”.