THAIS MORELL VOLTA AO BRASIL E TRAZ NOVA SONORIDADE EM TURNÊ PELO PARANÁ
Após 10 anos no exterior, a cantora, compositora e instrumentista convida o músico Vinícius Nisi para turnê de oito shows que percorrem o litoral e o interior paranaense.
Os ventos que levaram Thaïs Morell a viajar o mundo agora trazem a artista para um reencontro com suas raízes no Paraná. Após viver 10 anos entre Finlândia, Gana e Espanha, a artista faz agora uma turnê por Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Arapoti, Irati, Palmeira, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, nos meses de setembro e novembro deste ano.
O show tem como convidado o grande tecladista e explorador sonoro Vinícius Nisi (produtor musical de: A Banda Mais Bonita da Cidade) que confere um tom contemporâneo ao espetáculo. A banda é formada ainda pelos renomados músicos curitibanos André Nigro (bateria), Gabriela Bruel (percussão) e Murilo Macari (baixo).
O itinerário da turnê não foi definido por acaso. “Eu sou curitibana e minha mãe é do interior do Paraná. São muito vivas as lembranças do caminho para o norte pioneiro e também do litoral. Eu passava os verões no balneário Shangrilá - tenho uma conexão pessoal muito forte com o mar. Inclusive, o meu último lançamento fala sobre o mar, sobre travessia, sobre ser embalada pelo som das ondas”, lembra Thaïs, mencionando o single “Navega” (2020), sua primeira co-produção musical com Vinícius Nisi.
A originalidade da música popular sempre encantou Thaïs que, depois de se apresentar em mais de 13 países, vivenciando tantas culturas diferentes, volta ainda mais apaixonada pela música brasileira. “A música do nosso país é a minha grande escola. Também me encanto muito pelas artes dos países por onde passo e me deixo influenciar por essas belezas”.
O repertório do show conta com canções que vão compor seu próximo trabalho, o álbum “Quatro Cantos” co-produzido por Morell e Nisi, com lançamento previsto para outubro desse ano. Também serão apresentadas músicas dos primeiros álbuns da compositora - “Amaralina” (2015) e “Cancioneira” (2012) - gravados na Espanha. Contrastando com estes discos, onde predomina um caráter acústico tendendo ao jazz, as canções do novo álbum chegam ao mundo mesclando orgânico e eletrônico. Esta sonoridade moderna brasileira marca a maturidade de uma artista internacional e seu reencontro com o Brasil.
OFICINAS DE MÚSICA
A turnê de Thaïs Morel integra um projeto aprovado no Profice - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Estado do Paraná. A iniciativa contempla ainda a realização de oficinas de canto e técnica vocal, com Thaïs Morell; de contrabaixo, com Murilo Macari; de produção musical, com Vinicius Nisi; e de percussão com Gabriela Bruel e André Nigro.
A participação tanto no show quanto nas oficinas ocorre por ordem de chegada com vagas limitadas.
DATAS DOS SHOWS (APRESENTAÇÕES GRATUITAS, SEMPRE COM INÍCIO ÀS 20H)
08/09 - Guaratuba - Salão da Secretaria de Cultura e Turismo.
09/09 - Matinhos - Calçadão Central / Casa da Cultura.
10/09 - Pontal do Paraná - Casa da Cultura / Abertura do Festival de Teatro.
28/09 - Arapoti - Centro Estudantil.
29/09 - Irati - Centro Cultural Clube do Comércio.
30/09 - Palmeira - Clube Palmeirense.
16/11 - Jacarezinho - C.A.T - Conjunto Amadores de Teatro.
17/11 - Santo Antônio da Platina - Casa da Cultura Platinense
DATAS DAS OFICINAS
09/09 - Guaratuba - Casa da Cultura e Terminal Turístico Pesqueiro.
10/09 - Matinhos - Casa da Cultura.
11/09 - Pontal do Paraná - Casa da Cultura.
29/09 - Arapoti - Centro Cultural “O Casarão”.
30/09 - Irati - Centro Cultural Clube do Comércio.
01/10 - Palmeira - Clube Palmeirense.
17/11 - Jacarezinho - C.A.T - Conjunto Amadores de Teatro.
18/11 - Santo Antônio da Platina - Sesc Santo Antônio da Platina/Casa da Cultura “Oficina de Percussão”.