• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • COORDENADORIA DA MULHER LANÇA CAMPANHA CONTRA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

    Quinta-feira, 20 de outubro de 2022

    Última Modificação: 20/10/2022 18:21:46 | Visualizada 1358 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    Na noite de ontem (19/10/22) o Provopar – Programa de Voluntariado Paranaense de Pontal do Paraná realizou o “Chá com você”, o evento reuniu mais de 100 mulheres, que discutiram políticas públicas para garantir os direitos das pontaleses.

     

    A Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres foi criada através da lei municipal nº 2.253 de 07/12/21, passando a ser uma parceira importante na luta pelos direitos femininos. Elas se reúnem mensalmente no Provopar, onde se tem debatido principalmente sobre a violência doméstica e a necessidade de articulação entre o poder público e a sociedade civil.

     

    VEJA COMO A COORDENADORIA DA MULHER É COMPOSTA

     

    - Coordenadora Geral – Vice-Prefeita e Secretaria de Assistência Social, Patricia Millo Marcomini.

    - Secretária – Ana Karoline Vieira da Costa.

    - Secretaria de Assistência Social – Kathia Salomão.

    - Secretaria de Saúde – Georgia Stephanie Pereira dos Santos.

    - Secretaria de Segurança Pública – Divanir Miranda.

    - Secretaria de Educação – Luzia Cristina Ferreira Talarico.

     

    Hoje (20/10/22) a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, com apoio do Movimento Rosas de Pontal, fez uma mobilização para o início da campanha: “Amor não machuca, acabe com a violência agora”, a qual terá uma massiva divulgação e adesivagem no comércio e nas escolas de Pontal do Paraná, visando combater a violência doméstica.

     

    “Rosas de Pontal” é um coletivo de mulheres que surgiu através de encontros das servidoras da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná que buscam apoiar e fortalecer a garantia dos direitos das mulheres e também promover o empoderamento feminino.

     

    A presidente do Provopar de Pontal do Paraná, Simone Rocha, comentou sobre a importância da campanha: “Além do encontro e da confraternização entre amigas que tivemos, o evento serviu também para o lançamento da campanha, que luta contra a violência das mulheres. Na ocasião foi explicado para as presentes sobre o trabalho realizado pela Coordenadoria. Aproveito para agradecer em nome do Provopar todas as participantes que abrilhantaram nosso evento.”

     

    A Vice-Prefeita e Secretaria de Assistência Social, Patricia Millo Marcomini, ressaltou em sua entrevista de hoje (20/10/22) a importância deste movimento: “A Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres tem realizado ações efetivas de combate a violência doméstica e a qualquer outro tipo de crime contra a mulher. A campanha que lançamos hoje será amplamente divulgada. O comércio local receberá nossos adesivos, que alertam o público feminino de como pedir ajuda quando precisar. Tudo pensando no bem-estar das mulheres pontalenses”.

     

    DADOS ALARMANTES:

     

    Segundo a ONDH - Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do governo federal, somente no primeiro semestre de 2022 foram registradas 31.398 denúncias e 169.676 violações envolvendo a violência doméstica contra mulheres.

     

    De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, só no ano passado 1340 mulheres foram assassinadas pelo simples motivo de “serem mulheres”. Ou seja, a cada 7 horas uma mulher morre vítima de feminicídio no Brasil. O anuário desenhou o perfil desses crimes e mostrou que quase 82% dos feminicídios são cometidos pelo companheiro ou ex-companheiro da vítima e que a presença de arma de fogo nas residências aumentou o risco da mulher ao ser atacada.

     

    A OMS – Organização Mundial da Saúde mostra que o Brasil tem a quinta maior taxa de feminicídio do mundo.

     

    O Anuário Brasileiro de Segurança Pública traz dados ainda piores: uma mulher é estuprada a cada 10 minutos no Brasil. Somente esse ano foram 56.098 registros de boletins de ocorrência de violência sexual contra mulheres, um aumento de 4% em relação ao ano passado.

     

    Em Pontal do Paraná, somente este ano (até 31/08/22), os crimes contra as mulheres tiveram a triste marca de: 50 flagrantes, 100 boletins de ocorrência, 11 lesões corporais, 93 casos de ameaça, 361 atendimentos policiais e 1 feminicídio. A Patrulha Maria da Penha de Pontal do Paraná acompanha 116 casos de medidas protetivas.

     

    CASO VOCÊ PRESENCIE QUALQUER CRIME CONTRA MULHER DENUNCIE:

    Central de atendimento à mulher: 180

    GCM – Guarda Civil Municipal: 3455 96 30– PM: 190 - Polícia Civil: 197

     

    #nãoaviolênciadoméstica

    #nãoaviolênciacontramulheres

    #secretariadesegurançapública

    #prefeituradepontaldoparaná

     Veja Também