O CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes realizou no último dia 26/10/22 a X Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Pontal do Paraná.
Estiveram presentes representantes dos diversos segmentos do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes do Município com a participação de um número expressivo de adolescentes que participam das políticas públicas de atendimento ofertadas pela Secretária de Assistência Social do Município.
O tema da conferência foi: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. Ele foi apresentado pela palestrante Vanessa Fiorino, graduada e mestre em Serviço Social, coordenadora de programa do terceiro setor, professora e coordenadora da UFPR Litoral.
Após a palestra foram formados grupos para a discussão dos Eixos, que foram 5 no total. Em cada eixo foram elaboradas 3 propostas que serão levadas para a Conferência Estadual em junho/2023.
Estiveram presentes ao evento as seguintes autoridades: a Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social, Patricia Millo Marcomini, representando o Prefeito Rudão Gimenes, a Diretora Geral e Pedagógica, Ana Claudia Simas, representando a Secretária Municipal de Educação, Renata Marinho, O Secretário Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, João Carlos Marcon e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pontal do Paraná, Iva Maria Ronahak Lindner.
A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pontal do Paraná, Iva Maria Ronahak Lindner comentou sobre a conferência:
“Posso adiantar que as propostas elaboradas pedem mais atenção e agilidade no atendimento às crianças, adolescentes e jovens, principalmente na área da saúde, mais especificamente na saúde mental, que foi agravada no pós-pandemia”.
Na ocasião foram empossados os novos conselheiros não governamentais titulares das entidades, são elas:
CIEE – Centro de Integração Empresa Escola - Rafael Correia do Rosário.
Instituto União e Vida - Fábio Ribas.
Provopar – Programa de Voluntariado Paranaense de Pontal do Paraná - Cleusa Ferreira.
UFA – União de Famílias pelo Autismo - Karin Cristina Geis.
APMF - Escola Anita Miró Vernalha - Wagner Marciel de Oliveira.
O evento contou com a apresentação do Coral Infanto Juvenil Canta Vento, regido sob tutoria da maestrina Lígia Men Silva, com as canções: “Vamos construir” de Sandy e Junior e “Desconecta” de Daniel Salles.
#direitosdascriançaseadolescentes
#secretariadeeducação
#prefeituramunicipaldepontaldoparaná