A Agepar - Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná lançou nesta semana uma campanha de conscientização para turistas que pretendem visitar o litoral paranaense.
Para tanto, foi realizada hoje em Pontal do Paraná uma AIFU – Ação Integrada de Fiscalização Urbana, uma ação coordenada entre a Agepar, o IAT – Instituto Água e Terra, IAT, a Polícia Militar do Paraná, a Força Verde do Batalhão de Polícia Ambiental do Paraná, o COPE – Centro de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil do Estado do Paraná, a Guarda Municipal de Pontal do Paraná, o Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná e a Vigilância Sanitária, com apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná.
O foco da campanha foi o terminal de embarque de Pontal do Sul, e o intuito dela foi coibir prestadores de serviços irregulares que estariam interceptando turistas para vender bilhetes em embarcações não autorizadas. Esses não passam pelo processo de regularização, por isso não é possível saber se seguem as normas exigidas pela Capitania dos Portos do Paraná ou se oferecem segurança aos passageiros.
O correto é que os usuários adquiram passagens no Terminal Aquaviário Público, nos pontos de venda da Abaline — Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná ou ainda no site da empresa. Sendo assim o turista viaja em embarcações habilitadas, que seguem as normas de segurança e ainda recebem o seguro de viagem obrigatório, sem pagar a mais por esse benefício. Além disso, o usuário contribui com melhorias no serviço e no terminal, pois os valores são revertidos para essa finalidade.
Ao comprar a passagem, o turista recebe uma pulseira de identificação que deve ser usada em todo o trajeto até a Ilha do Mel. Essa pulseira mostra que a compra foi feita em local autorizado e auxilia no controle de entrada de turistas na Ilha do Mel, pois ela possui um limite diário que é de 5 mil visitantes. Para as compras feitas pelo site da Abaline, o usuário recebe um voucher online que deve ser validado no Terminal Aquaviário Público, onde o passageiro receberá seu bilhete impresso e a pulseira de identificação.
A Prefeita em exercício de Pontal do Paraná e Secretária Municipal de Assistência Social, Patricia Millo Marcomini, explicou sobre a importância e qual foi o intuito da operação: “Sendo a Ilha do Mel o segundo maior ponto turístico visitado em nosso Estado, onde o maior número de embarcações com destino à Ilha do Mel sai do nosso município, esta AIFU, coordenada pela AGEPAR, é de extrema importância, pois traz confiança e segurança para nossos turistas”, disse a Prefeita.
#AIFU
#fiscalizaçãoagepar
#pmpr
#pcpr
#COPE
#forçaverde
#IAT
#GCMpontaldopr
#corpodebombeiros
#prefeituradepontaldoparaná