Uma nova tecnologia no combate às doenças de pele foi implantada pela Secretaria de Saúde de Pontal do Paraná, a Teledermatologia.
Na área de dermatologia o acesso para a média e alta complexidades são pontos de estrangulamento no SUS. A Teledermatologia vem para solucionar isso ao permitir o acesso a exames em qualquer município e unidade de saúde, evitando o transporte de pacientes a centros maiores e agilizando a emissão de laudos.
COMO O SISTEMA FUNCIONA?
O paciente procura uma UBS (Unidade Básica de Saúde), após avaliação o médico solicita o encaminhamento. O exame é realizado com o Dermatoscópio, que é conectado a uma câmera digital ou tablet, proporcionando o registro das manchas/lesões, e posteriormente, as imagens são encaminhadas para análise de um dermatologista com as informações clínicas do paciente. O especialista emite o laudo do exame (podendo também indicar conduta clínica e classificação de risco), em seguida o médico solicitante pode visualizar o laudo para dar o diagnóstico.
Em um contexto em que os sintomas dermatológicos representam grande parte das buscas por atendimentos primários, a prática é de suma importância para os pacientes.
Seu uso é fundamental para a garantia de diagnósticos precoces e para a ampliação do acesso aos especialistas da área. Assim, funcionando de forma mais viável e vantajosa para os tratamentos.
A Teledermatologia é uma área que pertence à Telemedicina. Sendo assim, é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Ministério da Saúde.
Segundo a Secretária de Saúde de Pontal do Paraná, Carmen Moura, o equipamento traz modernidade e agilidade no atendimento para Pontal do Paraná: “O diagnóstico precoce de doenças garante o tratamento oportuno, evitando sequelas e garantindo um percentual maior de cura, principalmente do câncer de pele”, comentou a secretária.
#teledermatologia
#secretariadesaúde
#prefeituradepontaldoparaná