A Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude disponibilizou no início do mês de dezembro um curso de Artesanato em Bambu em Pontal do Paraná.
O curso foi realizado no CCI – Centro de Convivência do Idoso no balneário Shangri-lá, ministrado pelo Senar/PR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com a Secretaria de Justiça, Trabalho e Família do Paraná e o Programa de Artesanato Brasileiro.
O público-alvo foram produtores rurais, famílias dos produtores e trabalhadores em geral. O evento contou com 12 participantes.
Durante o curso os alunos aprenderam noções sobre o Bambu, época de corte, colheita, espécies principais, formas de tratamento, ferramentas, manuseio e uso, corte, rachamento, lixamento e confecção de peças aplicando técnicas de corte, uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, segurança no trabalho, pérgola, decoração, móveis, utilitários, cortes em ângulo reto, 90 graus, inclinado em ângulo de 45 graus, cortes positivo e negativo, o filetar do bambu, vimes, cipós e acabamentos finais.
A instrutora Cleide Ferreira Mattos, de Maringá-PR, foi a responsável pelo aprendizado, ela comentou sobre a importância do curso: “Neste curso, além de todo o conteúdo básico, são trabalhados os diversos tipos de cortes e amarrações principais, utilizadas na confecção das peças, eles aprenderam corte e amarração em Cruz, em T, em L, prego em bambu, embuchamento, técnicas para melhorar a resistência das peças, usada na confecção de móveis. Os participantes deveriam ter no mínimo 80% de presença, com domínio dos conteúdos trabalhados durante todo o curso. A aprovação aconteceu mediante domínio de conhecimento e aplicação das técnicas aprendidas durante as aulas”, disse a instrutora.
#artesanatoembambu
#secretariadeesportesecultura
#prefeituradepontaldoparaná