• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • ALUNOS PONTALENSES VISITAM TEATRO EM PARANAGUÁ

    Sexta-feira, 19 de maio de 2023

    Última Modificação: 19/05/2023 17:49:27 | Visualizada 115 vezes

    Luiz Michelin Junior - Imprensa


    Ouvir matéria

    O Afrolip – Afrodescendentes do Litoral Paranaense levou no último dia 16/05 alunos do ensino fundamental de Pontal do Paraná para assistirem a Peça Teatral “Itan e Tal” no Teatro Municipal Rachel Costa em Paranaguá.

     

    Ao todo foram 16 ônibus com mais de 700 crianças, de turmas da manhã e tarde de 11 escolas municipais e estaduais de Pontal do Paraná.

     

    Itan e Tal é um espetáculo produzido para o Projeto Crianças no Teatro, fruto de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e Palco Paraná, com o apoio da Audi do Brasil e da Prefeitura de Pontal do Paraná. O público-alvo são estudantes de 06 a 12 anos de escolas públicas e a previsão é que aproximadamente 35 mil crianças assistam Itan e Tal. O espetáculo vai circular por Curitiba, Campina Grande do Sul, Antonina e Paranaguá

     

    O Grupo Baquetá (responsável pela peça) nasceu na cidade de Curitiba, em 2009. Pesquisa e desenvolve projetos para adultos e crianças com base nos saberes da diáspora africana e dos povos originários do Brasil. O grupo que circula participando de eventos, mostras e festivais pela região sul, estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, lançou seu primeiro disco no ano de 2021, disponível gratuitamente nas plataformas online de música.

     

    SOBRE O ESPETÁCULO

     

    Nati, uma menina pretinha, canta e adora brincar! Ao inventar o jogo chamado mundo invertido das palavras, descobre que seu nome ao contrário é Itan. Então inicia uma profunda jornada em busca do significado desta palavra, encontrando a sua história afro-indígena, através de uma viagem ao passado e ao futuro.

     

    A professora, doutora, Edicélia Maria do Santos de Souza, criadora do Projeto Afrolip (Afrodescendentes do Litoral Paranaense) comentou sobre a importância de ações como essa: “Projetos culturais como esse são muito gratificantes para nós, pois nos ajudam a desconstruir o racismo nas crianças, que é a nossa maior luta. O evento foi um sucesso e as crianças adoraram. Algumas nunca tinham ido a um teatro, foi emocionante”, disse Dra Edicélia.

     

    #itanetal

    #peçateatral

    #prefeituradepontaldoparaná

     Veja Também