A expressão “Corpus Christi” vem do latim, traduzindo para o português, significa “Corpo de Cristo”. Assim como o nome sugere, a festa foi criada em referência ao Sacramento da Eucaristia, que é realizado como forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
O Sacramento da Eucaristia acontece em referência à última ceia e à ordem de Cristo de consumir pão e vinho em sua memória. Os católicos acreditam que, durante a eucaristia, ocorre algo conhecido como transubstanciação, ou seja, que após serem consagrados pelo padre, pão e vinho tornam-se em essência a carne e o sangue de Jesus Cristo.
Na manhã desta quinta-feira (8) foi realizada a missa de Corpus Christi no Santuário de São José, no balneário Praia de Leste, em seguida os fiéis saíram em procissão, retornando ao mesmo local. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida.
A procissão passou na frente da casa de Maria Lucia Büher Machado, moradora do balneário Praia de Leste, que aguardava junto a uma imagem pela passagem do Santíssimo Sacramento, ao ver a cena com tanta devoção, o Padre João Mario, do Santuário de São José, fez questão de parar a procissão, virando o Santíssimo Sacramento para casa da devota e ouve então uma “bênção coletiva” de todos os presentes para a casa dela, a qual lhe deixou muito feliz e emocionada (veja no álbum de fotos): “Nós recebemos como uma bênção especial, Jesus entra em nossa casa de forma muito generosa. Essa bênção que o padre faz é uma tradição aqui em Pontal do Paraná e é uma felicidade indescritível para nós. Nossa família e nossa casa se sentiram especiais, protegidas, e isso se estende para vida inteira e todas as pessoas a nossa volta”, disse a devota Maria Lucia.
O Padre João Mário, do Santuário de São José, falou sobre a importância da data de Corpus Christi para os católicos: “Esta é a solenidade do Santíssimo Sacramento do corpo e sangue de Cristo, para nós católicos uma data muito importante, pois anunciamos que verdadeiramente o senhor se faz presente na eucaristia, o pão vivo que desceu do céu, que se faz alimento, que se faz doação, que se entrega, para nos sustentar e nos encorajar para que continuemos firmes na missão, como batizados e enviados”, disse o padre.
#corpuschristi
#prefeituradepontaldoparaná