Um grupo com 23 professores das sete universidades estaduais do Paraná visitou oito cidades da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral para definir as ações da Operação Rondon Paraná 2023. A iniciativa do Governo do Estado prevê uma série de atividades de extensão universitária com foco em cidadania, cultura e solidariedade.
A visita da equipe em Pontal do Paraná ocorreu no dia 01/06, composta por Mônica Cristina Nunes (da Unicentro) – Coordenadora Institucional da Operação Rondon Paraná, Alan Toledo da Silva (da UEM – Universidade Estadual de Maringá) - Coordenador Institucional da Operação Rondon Paraná, Cíntia Raquel Bim Quartiero (da Unicentro) – Docente do Curso de Fisioterapia – Coordenadora do Conjunto B, Sueli Mutsumi Tsukuda Ichisato (UEM – Universidade Estadual de Maringá) - Docente do Curso de Enfermagem – Coordenadora do Conjunto A.
A edição do Rondon Paraná vai acontecer em outubro deste ano, nos municípios de Pontal do Paraná, Antonina, Cerro Azul, Doutor Ulisses, Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Rio Branco do Sul. Idealizada pela SETI - Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a operação consiste numa série de atividades voltadas ao bem-estar dos cidadãos e envolve, ao todo, 40 professores das instituições estaduais de ensino superior.
Durante as visitas técnicas foi possível identificar as principais necessidades dos cidadãos e estabelecer o apoio logístico que será necessário para os rondonistas. Com o suporte dos municípios, os professores verificaram as carências das regiões e vão propor medidas assertivas que irão beneficiar as comunidades locais.
Receber a Operação Rondon foi importante para Pontal do Paraná, a equipe foi recebida pelo Prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, acompanhado do Secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, o qual ficou responsável em auxiliá-los no que for necessário.
Estão envolvidas na operação professores e alunos das seguintes universidades: UEL Universidade Estadual de Londrina, UEM – Universidade Estadual de Maringá, UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste, UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná e Unespar – Universidade Estadual do Paraná. Os voluntários são de diferentes áreas do conhecimento e irão promover projetos de cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde e tecnologia.
Com a viagem precursora, os professores organizaram propostas de intervenção a partir do que mapearam em cada cidade. Nesse planejamento constam as atividades específicas de cidadania, saúde e educação e cultura. Em cada município serão realizadas campanhas, rodas de conversa, palestras e oficinas para pessoas de todas as faixas etárias. Também foi definido o suporte para os rondonistas, como alojamento e alimentação.
Semelhante ao Projeto Rondon do governo federal, coordenado pelo Ministério da Defesa, a versão paranaense tem como objetivo complementar a formação profissional dos universitários, com foco em temas da atualidade, como responsabilidade social e sustentabilidade.
Professores e alunos desenvolverão atividades com comunidades em condições de vulnerabilidade propondo soluções sustentáveis para inclusão social. A operação ocorre entre os dias 11 a 21/10/23 em Pontal do Paraná.
Em cada município, as atividades extensionistas serão desenvolvidas por duas instituições estaduais de ensino superior.
A equipe de Pontal do Paraná faz parte da UEM – Universidade Estadual de Maringá e Unicentro - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
#projetorondonparaná
#prefeituradepontaldoparaná