O atleta pontalense Luiz Henrique Wilson Silva (Luizinho), morador do balneário de Ipanema, passou 40 dias na Tailândia, onde foi bicampeão mundial de Muaythai.
Na terra do Muaythai o lutador foi campeão em dois campeonatos: o Dia do Nai Khanom Tom (em português Dia Nacional do Muaythai) e também no Campeonato do Estádio Koh Samui, considerados dois dos mais importantes campeonatos de Muaythai do mundo.
ENTENDA A DATA:
O dia 17/03 é dia de Nai Khanom Tom. Ele foi um grande lutador capturado pelos birmaneses quando houve a invasão e saque do reino de Ayutthaya em 1767. Os prisioneiros foram todos levados para a Birmânia e durante um festival em 1774 o Rei prometeu liberdade a toda a tribo caso algum dos detentos conseguisse derrotar 10 oponentes birmaneses.
Nai Khanom Tom enfrentou e venceu os 10 birmaneses, em seguida conseguiu libertar toda sua tribo e voltar para Ayutthaya que tinha sido destruída anos atrás. Em homenagem ao feito, no dia 17/03 celebra-se o dia do lutador, com lutas e cerimônias em todos país, principalmente em Ayutthaya, terra natal de Nai Khanom Tom, considerado o pai do Muaythai.
Hoje (22) o Prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, recebeu o bicampeão mundial em seu gabinete. Na ocasião eles conversaram sobre seu feito histórico e único no estado do Paraná, que orgulha Pontal do Paraná. O atleta presentou o Prefeito com uma camisa de Muaythai e uma bandeira da Tailândia. E apresentou os atletas de sua academia que foram campeões em Santos-SP.
A Prefeitura de Pontal do Paraná parabeniza nosso bicampeão pelos títulos e deseja-lhe sorte em seus próximos campeonatos! Parabéns Luizinho!
#muaythai
#secretariadeesportes
#prefeituradepontaldoparaná