A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.
A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.
A cidade de Pontal do Paraná promulgou a Lei 1696/2017, que surgiu instituindo o dia 23 de junho como o dia Municipal da Consciência Negra da nossa cidade.
O CMPIR - Conselho Municipal de Igualdade Racial em conjunto com o Afrolip – Afrodescendentes do Litoral Paranaense, através da Professora e Dra. Edicélia Maria do Santos de Souza, realizará uma série de eventos relacionados ao tema.
O projeto Afrolip prevê a desconstrução do racismo a partir da educação infantil, começando pelos CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), promovendo a formação dos professores e educadores que estão no dia a dia das crianças, para que se construa nelas a identidade da criança negra, da criança indígena, da criança quilombola, trabalhando toda a diversidade de etnias desde a infância.
FIQUE ATENTO A PROGRAMAÇÃO:
23/06 – 8H30 às 11h45 e das 13h30 às 16h – Conferência no Centro de Capacitação, com os palestrantes convidados: Adriana Chemure e o Psicólogo Fernando Graton, com o tema: “Onde eu entro nisso?” e “O que eu tenho haver com isso?”.
Na ocasião será lançado o Festival Afrolip e haverão apresentações dos trabalhos em ERER (Educação das Relações Étnicos-Raciais) dos CMEIS – Centros Municipais de Educação Infantil.
28/06 – Visita ao Quilombo de Guaraqueçaba.
#diadaconsciêncianegra
#CMPIR
#Afrolip