A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Pontal do Paraná, realizou ontem (5) a segunda edição da “Trilha Empreendedora”, que aconteceu no Centro de Capacitação do balneário Praia de Leste.
O evento, denominado “"Sou feirante, sou artesão. Devo me formalizar? Por quê?” foi realizado pela Sala do Empreendedor da Prefeitura de Pontal do Paraná em parceria com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
O objetivo foi capacitar os microempreendedores artesãos e feirantes pontalenses, para que possam administrar bem seus negócios, sustentando-se com os ganhos oriundos do seu trabalho.
O palestrante foi o Administrador Sérgio Tsuru do Sebrae, que explicou as diferenças entre: ME (Microempresa), EPP (Empresa de Pequeno Porte) e MEI (Microempreendedor Individual) e seus critérios de enquadramento.
O ministrante também descreveu todo o processo de uma empresa: custos, cobertura previdenciária e carência, benefícios, obrigações, condições que desenquadram e onde se formalizar. Outros pontos importantes levantados foram as atividades diárias, de uma empresa: notas fiscais, controles, DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), relatórios mensais, DASN (Declaração Anual de Faturamento), balanço, cálculo do preço de venda e planejamento anual.
A Vice-Prefeita, Secretaria Municipal de Assistência Social e Coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Pontal do Paraná, Patricia Millo Marcomini, explicou em seu discurso como foi criado o Empodera – Encontro de Empreendedorismo Feminino e quais são os seus objetivos, sendo que um dos principais deles é justamente a capacitação dos feirantes e artesãos.
“O Empodera é um programa que nasceu para que mulheres que trabalham na informalidade pudessem ter a oportunidade de expor seus produtos e empreender.
A parceria com o Sebrae trouxe a possibilidade dessas mulheres se capacitarem e não podíamos deixar de estender o convite aos outros feirantes e artesãos do nosso município”, disse a Vice-Prefeita.
A Trilha Empreendedora terá mais 4 encontros, caso você queira participar fique atento (a) as redes sociais e ao site da Prefeitura de Pontal do Paraná, que divulgaremos em breve as próximas edições.
#empreendedorismo
#artesãos
#feirantes
#sebraepr
#prefeituradepontaldoparaná