06/07 – DIA MUNDIAL DAS ZOONOSES
O dia 06/07 foi escolhido para lembrar o combate às zoonoses porque nesta data, em 1885, o cientista francês Louis Pasteur administrou, pela primeira vez, com sucesso a vacina antirrábica (para prevenção da raiva) por ele desenvolvida em um jovem que havia sido mordido por um cão.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem mais de 200 tipos de zoonoses. Cerca de de 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais. Pelo menos 75% das doenças infecciosas emergentes dos ser humano, incluindo Ebola, HIV e gripe, têm origem animal. Cinco novas doenças humanas aparecem todos anos e 3 delas são de origem animal. Por todo o mundo, as zoonoses respondem por 62% da Lista de Doenças de Notificação Compulsória.
A Esporiotricose é uma delas, trata-se de uma micose profunda provocada por fungos da família Sporothrix – encontrados na terra e em materiais em decomposição, como madeiras, galhos, folhas e que pode afetar animais e humanos. A doença se manifesta quando há contato dos fungos com partes mais profundas da pele, por meio de um corte.
A doença acomete principalmente o nariz, as orelhas e patas dos animais. Os sintomas são: feridas que não cicatrizam, nariz inchado e com secreções e falta de apetite. Sempre utilize luvas de proteção e evite que o animal saia de casa.
#diamundialdaszoonoses
#secretariadesaúde
#prefeituradepontaldoparaná