A Amcorespp – Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, responsável pela coleta seletiva da nossa cidade, realizou no último sábado uma ação ambiental de limpeza da restinga no balneário Ipanema, durante a 3º Etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding.
Funcionários da Amcorespp e da Prefeitura de Pontal do Paraná se uniram a dezenas de adultos e crianças que estavam na praia e participaram da ação de limpeza das restingas. O lixo coletado foi colocado em caixas plásticas e levado para a passarela do balneário Ipanema, onde foi espalhado no chão, chamando atenção dos transeuntes, para duas palestras com a Suzane de Oliveira – Doutoranda do CEM – Centro de Estudos do Mar da UFPR – Universidade Federal do Paraná e a Alyne Cunha, Presidente da Amcorespp. Várias pessoas pararam no local para ouvirem as palestras ao verem o amontoado de lixo no chão.
Segundo as organizadoras o intuito foi mostrar quais os tipos de lixos são jogados na praia, principalmente para as crianças, de forma lúdica, perguntando: “Isso faz parte da praia? Não? Então é lixo”, fazendo-as coletarem e colocarem na caixa plástica.
Durante sua palestra a doutoranda, Suzane de Oliveira, explicou sobre os impactos ambientais que o lixo no mar podem causar, pois a maioria deles não é biodegradável: “Há lixos que ficam no mar durante muitos anos, comprometendo o meio ambiente, a qualidade da água, a saúde dos animais, que podem ingerir os plásticos por exemplo e morrerem engasgados.
Algumas espécies de animais são atraídos por este lixo, como o peixe leão por exemplo, que não tem predador na nossa região, hoje ele se tornou um problema ambiental grave, pois ele come um monte de peixes e não tem nenhuma espécie que se alimente dele. O lixo pode trazer também espécies de micro-organismo, bactérias, vírus e fungos para os oceanos, causando também diversos tipos de impactos sociais.
Outros tipos de lixo também são descartados erroneamente na água, como remédios por exemplo. Esse lixo aqui (coletado das restingas) mostra o quanto o homem pode poluir o meio ambiente. Outro material preocupante são os microplásticos, que estão em quase todos os ambientes, como o glitter por exemplo, que são ingeridos pelos peixes que nós comemos”, disse Suzane.
Alyne Cunha, Presidente da Amcorespp, ressaltou a importância destas ações ambientais: “Mostrar na prática o que podemos encontrar nas areias e na restinga é a forma de conscientizarmos as pessoas da importância da educação ambiental, começando pelas nossas crianças. Em apenas 2 minutos de atividades retiramos cerca de 25kg de resíduos que poderiam ter ido para o mar e que agora terão a destinação correta”, disse a Presidente.
#açãoambiental
#amcorespp
#secretariademeioambiente
#prefeituradepontaldoparaná