Mais de três mil pessoas compareceram ao Desfile dos 201 anos da Independência do Brasil na quinta (7) na Avenida Beira Mar, no Balneário Pontal do Sul. O 7 de Setembro de 2023 foi um grande encontro cívico que reuniu escolas, associações e entidades diversas, além de autoridades civis, militares e representantes de todos os setores da administração municipal.
O palanque cívico foi montado em frente à Praça da Tartaruga, novo ponto turístico da região, onde o público se concentrou para ver de perto a passagem das alas, que lotaram toda a extensão da avenida. Desde a concentração, uma a uma as alas evoluíram até a passagem em frente ao palanque, sempre ao som da Fanfarra da Guarda Mirim. Os músicos garantiram o ritmo o tempo todo, e alguns apresentaram pela primeira vez com novos instrumentos de sopro entregues em setembro.
O prefeito Rudão Gimenes e a vice-prefeita Patrícia Millo Marcomini, recepcionaram as autoridades no palanque. Além do combate a violência, tema central do desfile, em seu discurso o prefeito destacou a cultura da paz. Ele também defendeu a importância de cultivar a generosidade e de ouvir para compreender. Rudão defendeu a liberdade de expressão, o consumo responsável e participação das mulheres em todos os processos. “Esta é data cívica mais importante do Brasil. Nosso Brasil é grande e o nosso sonho deve ser do seu tamanho, no mínimo”, encerrou o prefeito.
Sem incidentes registrados após um bloqueio de trânsito eficiente nas ruas transversais montado pela Secretaria Municipal de Segurança, através da Guarda Civil Municipal (GCM) e Policia Militar, o povo ocupou toda a extensão da Beira Mar, desde a Câmara Municipal até a dispersão na Praça da Tartaruga. O desfile teve concentração a partir das 9 horas e terminou por volta de 11h30.
Para muitos, foi o melhor desfile já realizado na cidade, aumentando a expectativa para 2024. Ao final, a sensação de que o esforço de todos os setores envolvidos na organização conseguiu mostrar inovações da administração, além de boa parte da identidade e da diversidade cultural do povo pontalense.