A reunião para alinhamento de objetivos entre a MSC (Mediterranean Shipping Company), empresa que vai operar 14 navios na temporada de cruzeiros (entre dezembro/23 e março/24) no litoral paranaense, e agentes turísticos do município de Pontal do Paraná, foi realizada na manhã desta segunda (18) no Auditório Primavera (Rua Tom Jobim, 302). As viagens serão feitas entre 1º de janeiro e 8 de março na temporada de cruzeiros 2023/2024, pelo navio MSC Lirica.
Serão aproximadamente 2.200 passageiros em cada rota, com previsão em torno de 1.200 turistas brasileiros e outros mil estrangeiros. Num trajeto de sete dias pela América do Sul, Paranaguá será uma das quatro paradas previstas, incluindo ainda Itajaí-SC, Punta del Este (Uruguai), e Buenos Aires (Argentina).
TURISMO REGIONAL – Participaram da reunião empreendedores do setor turístico da cidade, além de técnicos da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e de entidades ligadas ao setor no litoral paranaense. A intenção é fomentar o turismo regional atraindo o público que vai desembarcar em Paranaguá e ofertar pacotes alternativos em Pontal, movimentando ainda mais a economia da cidade conforme destacou José Juvanete Pereira, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pontal do Paraná.
O prefeito Rudão Gimenes compareceu e abordou o importante momento vivido pela cidade, a que mais cresce e gera empregos no litoral paranaense, com inovações em vários setores. “Precisamos estar prontos para receber milhares de turistas que chegarão ao litoral paranaense a partir de 1º de dezembro, por isso estamos nos antecipando”, explicou o prefeito.
VIAJE PARANÁ – Para o presidente do Serviço Autônomo Viaje Paraná (órgão estadual criado para promover o setor turístico), Irapuan Cortes, o objetivo de todos é garantir uma boa operação com planejamento antecipado, refletindo na geração de empregos e renda na temporada de cruzeiros.
A reunião para alinhamento de objetivos entre a MSC e o município de Pontal do Paraná teve receptivo da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Os conteúdos foram apresentados por representantes da Prefeitura de Pontal; da Adetur Litoral (Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável no Litoral do Paraná); da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá (Secultur); da MSC, terceira maior marca de cruzeiros do mundo; do Viaje Paraná, portal de turismo do Estado; da Secretaria do Turismo do Paraná (SETU); da empresa Portos do Paraná e do Governo do Estado.
Fotos: César Ramires; Velozo Santos; Jean Basso.