As políticas públicas implantadas desde 2021 e as obras realizadas para melhorar a mobilidade urbana em Pontal do Paraná foram detalhadas aos demais prefeitos do litoral paranaense pelo prefeito Rudão Gimenes durante o 2º Fórum Regional de Mobilidade Urbana e Infraestrutura do Litoral do Paraná. O evento, promovido pelo Instituto Superior do Litoral (Isulpar), é realizado terça (21), das 8 às 21 horas, na sede da instituição (Rua João Eugênio, 534, Bairro Costeira), em Paranaguá.
A abertura teve reunião da Associação dos Municípios do Litoral (Amlipa). Entre as políticas para o setor na região, destaque para a mobilidade urbana em Pontal do Paraná. Falando para um auditório lotado, incluindo demais prefeitos do litoral e o diretor presidente do Instituto Água e Terra (IAT-PR), Everton Luiz da Costa Souza, além de estudantes secundaristas e universitários, o prefeito Rudão Gimenes detalhou avanços no Plano de Mobilidade Urbana, de estudos e da realização de audiências públicas para vencer o desafio de beneficiar os 60% de ruas do município que, no início da gestão, ainda não possuíam pavimentação. “Realizamos aproximadamente 40 projetos de pavimentação em diversas regiões. No entanto, o maior volume ainda está por vir”, garantiu o prefeito.
CICLOMOBILIDADE: Pesquisa realizada pelo município aponta que 22% da população pontalense utiliza a bicicleta como principal meio de transporte. “A ciclomobilidade é uma das nossas prioridades. Ao todo, temos hoje 12 km de áreas exclusivas destinadas aos ciclistas e aumentamos essa cobertura em áreas como a PR 407 (Estrada das Praias/Pontal-Paranaguá) no trecho duplicado em Praia de Leste”, destacou Rudão.
O prefeito citou ainda a pintura de faixas exclusivas, a limpeza, as melhorias no trecho à beira-mar na Avenida Anibal Khury, a pavimentação e revitalização da Avenida João Mesquita Viana, em Canoas, e da Avenida Paraná, em Santa Terezinha, principais acessos a esses balneários.
NOVA CICLOVIA: Também estão em andamento na cidade obras de pavimentação e iluminação da ciclovia no trecho entre Shangri-lá e Atami. “Atualmente temos 26 km de trilhas entre o Guaraguaçu e Pontal do Sul. Futuramente, interligando a ciclorrota, podemos montar um circuito com até 60 Km para eventos, prática esportiva e lazer”, apontou Rudão.
Em relação ao plano de transporte coletivo, o prefeito expôs que está em andamento uma concorrência pública que deve revitalizar a qualidade do serviço, com mais horários e novas linhas. Ele também detalhou durante o Fórum alguns projetos estruturantes, sempre pensando no futuro da cidade, como um novo contorno em Praia de Leste para desafogar o tráfego intenso principalmente durante a alta temporada; e a duplicação da PR 407 entre Pontal do Paraná e Paranaguá. Rudão citou ainda o projeto da Faixa de Infraestrutura, O Projeto Orla e duplicação da PR 412 entre Pontal do Paraná e Matinhos, todos em parceria com o Governo do Estado.