Aberto oficialmente terça (4), o 4º Festival de Gastronomia Caiçara de Pontal do Paraná conta com 34 bares e restaurantes - cinco a mais que em 2023 – em diversos balneários servindo pratos da culinária caiçara do litoral paranaense. O evento dura um mês inteiro e vai até 5 de julho. Além dos preços convidativos e muita variedade em frutos do mar e petiscos, o destaque é a Cambira, peixe seco e defumado num processo único que é o prato típico da cidade.
Por iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), está em andamento um processo que vai durar um ano e meio visando obter o selo de identificação geográfica da Cambira e do couro de peixe como produtos regionais de Pontal do Paraná.
“Vamos padronizar os processos e certificar a identidade da Cambira. Assim como existe o bacalhau teremos a Cambira de Pontal do Paraná, um produto legítimo. Nosso festival cresce a cada edição e atrai turistas aos restaurantes que mantém os pratos no cardápio o ano todo”, disse o prefeito Rudão Gimenes durante a abertura do evento na Pousada Paraíso do Sul, em Shangri-Lá. Também participaram a vice-prefeita, Patrícia Millo Marcomini, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Luciana Goldschmidt Costa, o vereador Juvanete Pereira representando a Câmara, o diretor da Adetur Litoral, José “Juca” Reis e a consultora do Sebrae, Catiane Santos.
As atividades começaram à tarde com um workshop sobre defumação de pescados com o chef Guti Ribas, o gerente de operações do “Olha o Peixe” Felippe Abbatepaulo, e Thaíse Bueno, consultora do Sebrae. Tudo para qualificar os profissionais dos bares e restaurantes inscritos que também disputam um concurso gastronômico onde cada estabelecimento cria pratos autorais que exaltam a Cambira.
RESTAURANTES PARTICIPANTES CONFIRA NO SITE
www.gastronomiacaicara.com.br