Quem estiver em Pontal do Paraná terá a oportunidade de participar de um legítimo evento caiçara que reforça a eterna parceria com o mar unindo religião e muita animação numa das comunidades mais tradicionais à beira-mar no Sul do Brasil. Mais de 200 pescadores devem participar neste sábado (29 Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores) da 2ª Festa do Pescador. Organizado pela Colônia Z-5 de Shangri-Lá, o evento começa às 13h30 na lanchonete de Barrancos, localizada à Rua Eleodoro Crispim da Silva Nº 158 (ao lado do campo de futebol, acesso pela PR 412 Rodovia Engenheiro Darci Gomes de Morais) no Balneário Barrancos.
Haverá show com Renan Mariano e banda. O apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná e de parcerias com vários patrocinadores possibilitou à Colônia Z-5 organizar um sorteio de prêmios que terá tarrafas, redes e motores e várias tralhas (equipamentos) de pesca. Serão disputadas provas de entralhe, arremesso de tarrafa, melhor tainha e descasque de camarão.
“O evento terá competições que destacam a habilidade com instrumentos da pesca e da cozinha caiçara. É uma diversão para os pescadores, uma ‘brincadeira’, como eles gostam de dizer. É uma festa que preserva a tradição religiosa mas eles competem de verdade pelos prêmios, ninguém quer perder”, explica o prefeito Rudão Gimenes.
Foram convidados pescadores de outras localidades do litoral paranaense. Rubens Marcelino da Veiga (Rubinho), presidente da Colônia Z-5 de Shangri-Lá, conta que a comunidade disputa as competições de receita e preparo do melhor prato com tainha e a prova de descasque de camarão. “Nossa festa também é uma atração para os turistas que lotam Pontal do Paraná nos finais de semana. Quem vier nesse sábado não vai se arrepender”, diz Rubinho.
Pontal que cresce, Pontal participa.