A limpeza e o desassoreamento de canais prosseguem em Pontal do Paraná, num trabalho da Prefeitura por meio da Secretaria de Obras Públicas, em parceria com o Governo do Estado. Nos trechos onde o canal oferece margens é possível trabalhar com a escavadeira sobre esteiras com braço longo, a exemplo do que ocorreu no início dos serviços em Monções, Jardim Canadá, Jardim Jacarandá, Praia de Leste e Canoas.
Em outros trechos só mesmo a máquina que trabalha dentro do canal consegue fazer o trabalho com eficiência. E onde não há espaço nem para a máquina grande nem para a máquina que “anda” sobre o canal, uma máquina pequena entra em ação para não danificar as casas. E assim os canais vão ganhando profundidade e capacidade de escoar a água drenada das ruas.
As imagens mostram o trabalho executado nesta semana num trecho da Rua Pedro Slatanof, em Ipanema, local conhecido pelos constantes alagamentos. Além da limpeza do canal, a região entre Ipanema e Leblon está ganhando manilhamento com o dobro da capacidade. As manilhas antigas eram estreitas e não davam conta de captar o alto volume de água, principalmente em dias de chuva forte.
A nova rede de drenagem está sendo construída pela Secretaria de Obras Públicas com manilhas duplas na região das ruas Mauá, Tiradentes e Professora Clélia. Toda a água que ficava represada em Ipanema e seguia para o Leblon a partir de agora deve seguir com facilidade pelo canal que deságua na região do Balneário Marissol. A cada etapa realizada, a limpeza e o desassoreamento vão melhorando a condição dos principais canais extravasores da cidade.
Pontal que cresce, Pontal que cuida.