Na manhã desta quinta-feira, a prefeita interina Professora Patrícia recebeu na Prefeitura os estudantes Joanna Emanueli Gonçalves Ferreira (15 anos) e Péricles Rodrigo Rossetti Donda dos Santos (15 anos), selecionados para intercâmbios educacionais no Canadá e no Reino Unido, respectivamente. Acompanhados de suas mães, Karlla Francine Gonçalves Morelli e Lucimara Rossetti Donda, os alunos simbolizam a expansão do projeto, que, em 2024, atingiu a marca de mil estudantes enviados a países de língua inglesa.
Lançado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo já levou 200 alunos para destinos como Canadá e Nova Zelândia. Em 2023, a iniciativa foi ampliada para incluir professores e diretores, resultando na capacitação de 96 docentes no Canadá e na Finlândia, além do envio de 40 estudantes para a França. Este ano, o crescimento foi expressivo: mil alunos viajaram para países como Inglaterra, Austrália e Estados Unidos, enquanto 100 diretores de escolas estaduais participaram de um intercâmbio de duas semanas no Chile.
Joanna, aluna do Colégio Estadual Paulo Freire, e Péricles, do Colégio Estadual Maria Helena Teixeira Luciano, embarcarão nesta sexta-feira, 31 de janeiro para o Canadá, com retorno previsto para 28 de junho deste ano.
Outra estudante de destaque é Arielly Thomaz Blittes (15 anos), do Colégio Sully da Rosa Vilarinho, que viajará para o Reino Unido em julho. Além disso, Letícia Rossato Lemos, que embarcou para a Irlanda em 2 de janeiro, já está vivenciando a experiência de intercâmbio e imersão cultural.
Emoção e reconhecimento
Durante o encontro, a prefeita interina Professora Patrícia ressaltou a importância do programa e o impacto na vida dos estudantes:
"Esses jovens são a prova de que a educação transforma. Levar o nome de Pontal do Paraná para o mundo não só enriquece suas trajetórias, mas inspira toda a comunidade. É um orgulho ver nossos alunos representando o Paraná e Pontal do Paraná em países referência em ensino."
Para Lucimara Rossetti Donda, mãe de Péricles, a conquista do filho é motivo de grande emoção:
"Meu filho estudou aqui desde pequeno, e tudo que ele conquistou é fruto do apoio incansável dos professores e diretores. Essa oportunidade é um sonho realizado, não só para ele, mas para todas as famílias que acreditam na escola pública."
O encontro também contou com a presença da procuradora Virgínia Mara Pedroso, do secretário de Governo Fábio de Oliveira, da secretária de Educação Cintia Mendes e do superintendente de Comunicação Marcelo Elísio.