Encerrado o 9º Festival de Teatro de Pontal do Paraná (FestPon 2023), iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes Cultura Lazer e Juventude, ficou evidente que público aprova o modelo de realizar espetáculos gratuitos.
Nesse ano, foram seis peças, entre 3 e 10 de novembro, sendo cinco exibidas na Casa da Cultura do Balneário Primavera e uma em frente ao terminal de embarque para a Ilha do Mel, em Pontal do Sul. O Modulado de Pesquisa Teatral, de Curitiba-PR, se apresentou na noite de sexta (10) com a peça “Terra de Cego” e atraiu muita gente à última noite.
No palco, moradores de um lugar isolado, com hábitos primitivos, privados da visão desde o nascimento, trazem discursos presentes e atuais na história da humanidade, incluindo xenofobia, poder da linguagem e dualidade entre o belo e o feio. A peça foi apresentada também no Festival de Teatro de Curitiba e se destaca pela linguagem não verbal e há cantos místicos, gritos, modos próprios de andar, de comer, de dormir que revelam experiências de vida.
SUCESSO: “Foi um grande sucesso nosso festival de teatro devido ao esforço de todos na organização e comparecimento do público. Registre-se em nome da Prefeitura de Pontal do Paraná os parabéns a todos os servidores da Secretaria Municipal de Esportes Cultura Lazer e Juventude, que trabalharam com determinação para realizar a 9ª edição do FestPon, levando gratuitamente mais cultura por meio das artes cênicas à população da nossa cidade”, disse o prefeito Rudão Gimenes.
Assim como nos cinco espetáculos encenados desde a abertura, o encerramento mostrou mais uma vez alto nível de qualidade do espetáculo teatral para fechar a 9ª edição com expectativa em alta para os dez anos de aniversário do FestPon que chegam logo, logo, em 2024.