Pontal do Paraná marcou presença na Expo Turismo Paraná 2025, realizada em Curitiba nos dias 27 e 28 de março. O evento, que reuniu mais de duas mil agências de viagens e cerca de cinco mil participantes, foi uma oportunidade estratégica para divulgar o potencial turístico do município.
O prefeito Rudão Gimenes e a secretária municipal de Turismo, Luciana Costa, acompanharam as atividades da feira e reforçaram a importância da participação do município. O prefeito Rudão Gimenes ressaltou o impacto positivo dessas iniciativas para a economia local.
"Nosso objetivo é fortalecer o turismo como uma atividade estratégica para o desenvolvimento do município, gerando oportunidades e movimentando diferentes setores", afirmou.
"Eventos como este permitem ampliar conexões e posicionar Pontal do Paraná como um destino atrativo para o mercado turístico", destacou a secretária.
No estande da Secretaria de Turismo do Paraná (SETU), junto à Adetur Litoral, onde Pontal do Paraná esteve representado, os visitantes puderam conhecer mais sobre os atrativos naturais, culturais e gastronômicos da cidade. A tradicional cambira, prato típico do litoral, foi servida em parceria com a Aprocamp - Associação dos Produtores de Cambira de Pontal do Paraná. Além disso, estiveram presentes o projeto do couro do peixe e a marca de cachaça pontalense Xirú do Sambaqui, foi um dos destaques, junto a produtos de marcas locais que representam a identidade do município.
A Expo Turismo Paraná, organizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), chega à sua 29ª edição em 2025 e é um dos primeiros grandes encontros do trade turístico no ano. O evento foca na qualificação de agentes de viagens e na promoção de destinos e serviços.
Nos últimos anos, Pontal do Paraná tem investido na divulgação do município em feiras especializadas. Em 2024, esteve pela primeira vez em eventos internacionais, como a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT América Latina), em Buenos Aires, e a Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FitPar), em Assunção. Essas ações fortalecem a presença do município no setor e impulsionam o turismo como vetor de desenvolvimento econômico.
Imagens: Prefeitura de Pontal do Paraná / Anderson Franco