Na quinta-feira, 20 de março, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o prefeito Rudão assinaram a ordem de serviço para a primeira fase da requalificação da orla de Pontal do Paraná. A obra, com investimento estadual de R$ 34,5 milhões, abrangerá 3,66 quilômetros entre os balneários de Monções e Canoas e será executada pelo Consórcio Orla de Pontal. Nos próximos dias, será iniciada a instalação dos canteiros e equipamentos para o início dos trabalhos.
Na mesma data, foi emitida a licença ambiental para a segunda fase do projeto. Além das melhorias na infraestrutura, está prevista a construção de um novo molhe em Pontal do Sul, que contribuirá tanto para o turismo quanto para a contenção da erosão marítima na região.
Antes do início das obras, um sobrevoo foi realizado pelo município em parceria com o Instituto Água e Terra para registrar imagens da área. A operação foi supervisionada por Alexandre Paim, responsável pelas operações com aeronaves do IAT, com fotos de Clovis Santos e vídeos de Marcelo Elísio.