• Rodovia PR-407, Km 19, 215 - Praia de Leste
  •   0800 000 0974
  • prefeitura@pontaldoparana.pr.gov.br Telefones Úteis

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H00 ÀS 12H00 E DAS 13H30 ÀS 17H00
  • x

    MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

    Quinta-feira, 03 de abril de 2025

    Última Modificação: 03/04/2025 16:26:16 | Visualizada 10 vezes


    Ouvir matéria

       Entender melhor esse transtorno é a chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, uma em cada 160 crianças está no TEA. Ainda de acordo com a Organização, tem-se observado um avanço dos casos pelo mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico.

       Sendo assim, o Mês de Conscientização do Autismo é também importante para que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias, as quais podem ser decisivas para seu desenvolvimento. E quem são estas pessoas? São vizinhos, colegas, familiares, estudantes, trabalhadores, entre outros. Autismo não tem cara, por este motivo se acirram as invisibilidades que sofrem, além do fato do espectro também ser atravessado por dispositivos de exclusão relacionados à classe social, à cultura, ao gênero, à etnia e raça, entre outros marcadores sociais.

       A campanha nacional deste ano tem o tema "Celebrando a Neurodiversidade". Há autistas em todos os lugares e cada vez mais apropriados de seus direitos humanos, sociais e civis.

                            VOCÊ SABE O QUE REPRESENTA O QUEBRA-CABEÇA NO AUTISMO?

       O logotipo da peça de quebra-cabeça foi usado pela primeira vez em 1963 e foi popularizado pela entidade norte americana “Autism Speaks”. Eles o usam para simbolizar a ideia de que pessoas autistas são difíceis de compreender (como um quebra-cabeça).

       A fita do quebra-cabeça foi adotada em 1999 como o sinal universal da conscientização sobre do autismo.      As peças em diferentes cores representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o TEA. Portanto, quando você ver uma pessoa utilizando um cordão com quebra-cabeças coloridos, trate-a com todo respeito.

       Na imagens abaixo você terá informações importantes sobre o TEA e como realizar uma análise preliminar, lembrando que este tipo de diagnóstico deve sempre ser feito por um médico especialista na área.

       Diga não ao preconceito e a discriminação, sempre! Uma campanha da Prefeitura de Pontal do Paraná!

     Galeria de Fotos

     Veja Também