Pontal do Paraná iniciou a operação de um novo sistema para a vistoria de obras, adotado pela equipe técnica da prefeitura. A ferramenta permite mais agilidade e precisão na fiscalização, reduzindo o tempo de resposta e facilitando a rotina dos engenheiros e arquitetos envolvidos nos processos de construção e licenciamento urbano.
Além do sistema de vistorias, está em fase de implantação um recurso para monitorar o transporte de pacientes da rede municipal de saúde. Motoristas da Secretaria de Saúde participaram, no último sábado (12), de uma reunião de alinhamento para conhecer a ferramenta e organizar os próximos passos. A expectativa é que o uso da tecnologia contribua para melhorar o controle e a gestão das viagens realizadas.
“As ferramentas digitais estão sendo integradas gradualmente à gestão para tornar os serviços mais eficientes e transparentes”, afirmou o prefeito Rudão Gimenes. Segundo ele, o município vem priorizando soluções que promovam economia, organização e agilidade nos atendimentos à população.
À frente da Secretaria de Administração, Inovação e Tecnologia, George Lima ressalta que os investimentos seguem uma diretriz clara: “Estamos implantando soluções que atendem demandas reais da gestão. São ferramentas que simplificam o trabalho das equipes e aumentam a capacidade de resposta da prefeitura.”
Outras tecnologias já fazem parte do cotidiano da gestão municipal. Com o programa PontalTec, a prefeitura incorporou a plataforma 1Doc, que modernizou a tramitação de documentos internos e gerou economia de cerca de R$ 1 milhão, além de evitar o consumo de papel equivalente a quase 6 milhões de impressões.
O município também conta com o GeoPortal, uma plataforma digital que disponibiliza informações sobre imóveis e lotes urbanos de forma prática e gratuita. Acesse o sistema em https://pontaldoparana.ctmgeo.com.br/ e consulte dados cadastrais, emita a Guia Amarela e tenha acesso a informações essenciais para a construção e aquisição de imóveis.
Na área ambiental, Pontal do Paraná implantou uma estação meteorológica para monitoramento das chuvas. A cidade também avançou na segurança das escolas, com a instalação de câmeras e botões de pânico em todas as unidades de ensino do município. Outro projeto em andamento é a instalação de placas solares na sede da prefeitura, com possibilidade de expansão para outros prédios públicos.
Com a incorporação de novas ferramentas, Pontal do Paraná amplia o uso da tecnologia na gestão pública e busca aprimorar os serviços oferecidos à população.
Imagens: Prefeitura de Pontal do Paraná/Clovis Santos